Quando começamos a jogar um jogo novo, geralmente passamos por tutoriais e partidas contra bots (Personagens controlados pelo computador) como uma forma mais fácil de aprender sobre o jogo sem ter que competir com outras pessoas diretamente, certo? Mas depois que aprendemos sobre o jogo e conseguimos certa experiência, vemos que os bots são adversários bem fracos e que na maioria das vezes já não nos apresenta perigo algum, sendo bem previsíveis e que podem ser facilmente derrotados. Mas e quando um bot consegue derrotar um dos maiores jogadores profissionais do mundo? Foi exatamente isso que aconteceu neste final de semana no The International 2017, o mais importante torneio de Dota 2 do ano.
O The International reúne as melhores equipes do mundo e contou com uma premiação que superou a marca dos 24 milhões de dólares. Além disso, o evento que detém o recorde de maior premiação da história do esporte eletrônico, teve como uma de suas atrações um X1 entre o jogador profissional Danil “Dendi” Ishutin, e um bot um pouco “diferenciado”. O bot foi criado pela empresa OpenAI, fundada pelo empresário Elon Musk, (também é dono da Tesla e da SpaceX), e tem um alto nível de tecnologia na área de inteligência artificial. Antes de continuarmos com o assunto, confira o vídeo do x1 entre o jogador e o bot criado pela empresa (a partida começa aos 07:22):
O jogador não só perdeu o duelo como foi totalmente dominado pelo seu inimigo, e em alguns momentos do vídeo ele chega a chamar o bot de “dominante e assustador“. A movimentação, ações como manter a pressão sob o inimigo para que ele não conseguisse farmar, ou “fingir movimentos” para enganar seu adversário, mostraram o alto nível de aprendizado que estava sendo mostrado ali.
Os envolvidos no projeto que estavam presentes no momento, afirmaram que outros jogadores profissionais também foram derrotados e também se mostraram impressionados com a inteligência artificial.
Vale lembrar que Dendi é um jogador bastante consagrado no Dota 2, já tendo ganho um The International em 2011 e ficado com o vice-campeonato em 2012 e 2013.
Objetivos da OpenAI e técnicas de aprendizado de maquina
A OpenAI tem como objetivo criar AGI (Inteligência Geral Artificial) segura e garantir que seus benefícios sejam amplamente e uniformemente distribuídos tanto quanto possível. A empresa não tem fins lucrativos e publica todos os seus trabalhos no seu blog oficial e em conferencias de Inteligência Artificial. Todos seus projetos são códigos abertos.
Para esse projeto em especifico, a empresa utilizou Machine Learning (aprendizado de maquina) como principal motor da inteligência artificial apresentada. Como Dota 2 é um jogo muito complexo, seria muito difícil criar um conjunto de regras de decisões o qual tornassem o bot bom o bastante para jogar com um profissional sem usar essa técnica, afinal as possibilidades de estratégias que podem ser usadas são infinitas.
Mas como isso funciona? Aprendizado de Máquina é um método de análise de dados que automatiza o desenvolvimento de modelos analíticos, usando algoritmos que aprendem interativamente a partir de dados e permitindo que os computadores encontrem insights ocultos sem serem explicitamente programados para procurar algo específico, ou seja, em vez do computador ter vários comandos pré-definidos para a maior quantidade de situações possíveis, ele começa a aprender sozinho a partir de uma base de dados inicial.
Nesse caso em especifico, a empresa treinou a inteligência artificial apenas contra ela mesma. Ela gerou uma cópia do bot e colocou os dois para jogarem partidas 1×1. No começo os movimentos de ambos eram relativamente aleatórios, mas com o passar do tempo foram evoluindo e “aprendendo consigo mesmo” até chegar ao nível mostrado na competição.
Elon Musk comentou o ocorrido em seu Twitter oficial, e também mostrou sua apreciação pela tecnologia de processamento nas nuvens da Microsoft, a Azure Cloud. De acordo com o empresário, o uso dessa inteligência artificial requer um grande poder de processamento.
Would like to express our appreciation to Microsoft for use of their Azure cloud computing platform. This required massive processing power.
— Elon Musk (@elonmusk) August 12, 2017
Planos futuros da empresa
O objetivo da empresa é conseguir criar um time completo de bots que consigam jogar em alto nível. Tal objetivo tem um nível de dificuldade bem maior do que o apresentado, já que envolve o aprendizado de estratégias em equipe e tomadas de decisões que impactam em varias situações ao longo do jogo. Mesmo assim a equipe se mostrou confiante já que os resultados mostrados já foram impressionantes, quem sabe no The International 2018 já não vemos um x5 entre os campeões do torneio e as maquinas?
A Team Liquid foi a grande campeã do campeonato após vencer a Newbee por 3-0 e levou para casa o prêmio de 10,803,141 milhões de dólares. Você pode acompanhar um resumo da série aqui.