Nesta quinta-feira (30), um dos maiores jogadores da história do Counter-Strike: Global Offensive anunciou que está pendurando o mouse. Trata-se do sueco Markus “pronax” Wallsten, tricampeão de major com a camisa da Fnatic. O IGL de 27 anos estava atuando pela Team Ancient desde fevereiro de 2019, mas não vinha conseguindo encontrar sucesso com o time.

“A partir de hoje eu estou oficialmente aposentado do CS:GO competitivo e gostaria de agradecer a todos que me apoiaram durante minha carreira como jogador. Estarei começando algo muito maior do que eu no futuro próximo”.

Pronax começou sua carreira ainda no CS 1.6, quando passou a representar a Meet Your Makers. Mesmo sem conseguir levantar muitos troféus na época, o sueco jogou por diversas equipes reconhecidas mundialmente como H2k Gaming, Begrip e RAGE-Gaming.

Logo após o lançamento do CS:GO, pronax migrou para o novo jogo e passou a competir por equipes como Absolute Legends e N!faculty, está ultima onde venceu seu primeiro grande torneio, a DreamHack Valencia 2013. Suas boas performances chamaram a atenção de uma das principais organizações suecas, a Fnatic, equipe que o jogador se transferiu no fim de 2013.

Foi na Fnatic que pronax conquistou tudo no CS:GO. Jogando ao lado de jogadores como JW, flusha, Devilwalk, znajder e mais tarde KRIMZ e olofmeister, o sueco foi campeão de três majors pela organização – DreamHack Winter 2013, ESL One Katowice 2015 e ESL One Cologne 2015 -, além de diversos outros campeonatos como a DreamHack Tours 2015 e a Fragbite Masters.

Após sua saída da Fnatic no fim de 2015, pronax teve passagens por GODSENT – organização que é dono -, Chaos EC, Enjoy e Team Ancient, porém nunca conseguiu obter o sucesso que teve pela organização sueca que defendeu por dois anos.