fnx esl one bh
fnx na fase de grupos da ESL One Belo Horizonte (Foto: Felipe Guerra)

Lincoln “fnx” Lau está, mais uma vez, de volta. Defendendo a RED Canids, o veterano fará sua reestreia no Counter-Strike: Global Offensive profissional nesta quarta-feira, às 18h45, diante da W7M Gaming. O duelo é válido pela primeira rodada da BR League, a liga presencial do CLUTCH Circuit.

Quando entrar no servidor, fnx interromperá uma sequência de 431 dias sem jogar profissionalmente. O jogo de alto nível do bicampeão mundial aconteceu em 7 de junho de 2018, durante o minor americano do FACEIT London Major. Na ocasião, a Não Tem Como foi derrotada pela eUnited por 2 a 0 e acabou eliminada.

Semanas depois, em agosto, a NTC trocou fnx e Bruno “bit” Lima por João “horvy” Horvath e Alexandre “xand” Zizi, passando a se chamar n0tag – num embrião da equipe que hoje defende a INTZ eSports.

Desde então, o jogador permaneceu longe do cenário profissional, se dedicando a outros projetos, como a marca de roupas Não Tem Como e uma linha de suplementos alimentares. Apesar disso, fnx nunca anunciou a aposentadoria – como fez em outras oportunidades na carreira, em especial nos tempos de Counter-Strike 1.6 -, e sempre “baitou” os fãs com dicas de que voltaria a jogar em breve.

Em março deste ano, o jogador foi anunciado como embaixador da MIBR, chegou a viajar com a equipe para a BLAST Pro Series Miami e também esteve no Encontro das Lendas – onde posou para fotos e deu autógrafos, mas não participou de atividades no palco. O veterano não protagoniza um vídeo no canal do YouTube da equipe desde maio. O Mais Esports procurou a MIBR para perguntar se fnx mantém no cargo, mas ainda não obteve resposta.

No mês passado, a RED Canids surpreendeu ao anunciar fnx na escalação que disputará a BR League. Ele atuará ao lado de Renato “nak” Nakano, seu companheiro de longa data em equipes como MIBR, compLexity e FireGamers. Bruno “latto” Rebelatto, Matheus “pesadelo” Panisset e Gabriel “nython” Lino completam a equipe.

A reestreia de fnx terá transmissão do CLUTCH Circuit e de Alexandre “Gaules” Borba, às 18h45. O adversário é a W7M.