“Tons of Damage”. A frase clássica do Riot Phreak é parte do vocabulário corrente do jogo e parte da descrição do item Força da Trindade. Os Casters, ou Narradores, fazem parte do ambiente competitivo do League of Legends com a sua incrível capacidade de passar emoção e  demonstrar o momento do jogo através das palavras e do tom de voz. Esse post pretende explicar um pouco mais sobre cada um dos Narradores que fazem as transmissões em inglês e apresentar seus melhores momentos.

Apesar de para muitos parecer só um bando de amigos reunidos conversando sobre LOL, a profissão de Narrador demanda muito conhecimento e preparação, além de exigir uma sincronia e uma compreensão de diversos aspectos do jogo. A grande possibilidade de uma pausa nos jogos acaba criando ainda mais pressão para que os responsáveis pela transmissão tenham conhecimento da história dos times , dos jogadores, das composições e outras informações para manter o telespectador entretido enquanto espera o retorno do partida.

É importante compreender que a equipe de transmissão de uma partida é composta por diversas pessoas, desde um narrador “Play – by – Play” , responsável por explicar a ação o tempo inteiro (Como por exemplo o Toboco) , um comentarista , responsável por proporcionar análise tática e técnica durante a partida ( Como por exemplo o GSTV ) , além de pessoas responsáveis por administrar as câmeras e a câmera do jogo , e muitos outros.

Conhecendo os Casters:

Clique Aqui e Veja como foi a Narração dos Casters durante a Vitória da Kabum no Mundial

Phreak

Uma das faces mais famosas do competitivo mundial, David “Phreak” Turley ,27 anos,era um dos melhores jogadores da primeira temporada de leagueoflegendse um antigo profissional de Warcraft3. Atualmente Phreake é um narrador “play-by-play”  regular da NA LCS e principalmente da Challenger series, além de fazer Streams onde demonstra sua habilidade jogando de ADC, sendo um dos casters com maior capacidade no jogo em sí, tendo terminado a quarta temporada como Diamente II.

Responsável por vídeos como os Champion Spotlight e os Patch Previews, Phreak é famoso não só por ter cunhado o termo “Tons ofDamage”  , ele também é extremamente conhecido por seus trocadilhos , sejam eles bons e engraçados ou extremamente ruins e constrangedores.

Kobe

Antigo Jungler da CLG e membro fundador do time, Sam “Kobe” Hartman-Kenzler,28 anos, atualmente é um comentarista na LCS NAe  uma das pessoas mais engraçadas do competitivo.  É responsável por popularizar o “COW COWCOWCOW “ da ultimate do fiddlesticks nas transmissões além de fazer piadas com a situação do jogo regularmente .

Apesar do senso comum, as tatuagens de Kobe não representam uma ligação do mesmo com o popular Yu-Gi-OH e sim uma mensagem para lembrar de lições que seus amigos ensinaram a ele,  além de seu interesse na  mitologia egípcia e grafite.

 

Jatt

Antigo jungler da Dignitas, Joshua “Jatt” Leesman ,27 anos, é um comentarista que entrou para a equipe da Riot em 2012, trabalhando inicialmente com o balanceamento dos campeões.

Atualmente trabalha como comentarista na LCS NA e tenta sempre adicionar o máximo possível de elementos a uma narração, além de ser descrito por praticamente todos os narradores como o melhor jogador entre eles e ter um grande entrosamento como todos os narradores .

 

Rivington

 

Rivington “RivingtonThe3rd” Bisland ,33 anos, é o portador de uma das barbas mais famosas do competitivo e um dos narradores mais experientes. Começou sua carreira no início do milênio narrando jogados de Counter Strike e Starcraft,passando a narrar League o fLegends em 2010 .

Atualmente atua como narrador Play-by-Play na LCS NA,Rivington é também uma das pessoas responsáveis pelo comportamento dos jogadores e suspensões. Apesar de sua capacidade indiscutível como narrador ,Rivington  nunca foi extremamente conhecido por sua capacidade como jogador, sendo um dos narradores com menos talento nesse quesito, mas suas streams costumam ser extremamente divertidas pela sua  capacidade de narrar o jogo ao mesmo tempo que joga e sua personalidade.

Rivington também é o responsável pelo extremamente bizarro “WO WOWOWO” constantemente utilizado para se referir aos resets do Kha’zix.

Quem se lembra do Rivington narrando o seu próprio jogo?

 

[divider]

 

Joe Miller

 

Joe Miller, 27 anos, é uma das pessoas mais marcantes no E-sport em geral e desde 2008 atua como funcionário da ESLTV, comentando diversos jogos e estando presente em diversos eventos. Sua fama com a clássica piada do reddit e do twitch chat em utilizar seu nome como Joe “PleaseDon’tCall Me ‘Joe ‘Joe Miller’ Miller’ Miller” ( Algo Traduzido como Joe “Por favor não me chamem de ‘Joe “Joe Miller” Miller’ Miller) é decorrente da dificuldade das pessoas em aceitar o fato de que ele não possui um  nickname o que confundia  bastante as transmissões  e gerava bastante brincadeiras entre os narradores.

 

Joe Miller atua atualmente como narrador “Play –by – Play “ na LCS EU  e possivelmente  o membro da equipe de narradores da riot com o maior número de momentos cômicos, de seus trocadilhos horríveis ao momento em que cortou o cabelo ao vivo, passando pelo momento  em que  ficou todo animado narrando um replay, Joe miller será eternamente marcado por seu amor a Soraka  e suas bananas.

Deman

 

“I do not believe it “ ( Eu não acredito) é sua frase clássica e raros são os dias em que Leigh “Deman” Smith , 37 anos, termina um dia de narração  sem dizer isso. Deman está a muito tempo envolvido com o esport  e  entrou para a narração de league of legends graças ao auxílio de Joe Miller, amigo e parceiro de narração em outros jogos,  se tornando um Rioter em 2013.

Atualmente trabalha como narrador Play-by-Play para a LCS EU  e é a pessoa mais velha na equipe de narradores da Riot Games, sendo um dos narradores da melhor de três mais extensa da história (CLG.EU VS WE, No mundial da segunda temporada) e por isso até hoje é aterrorizado por pausas nos jogos.Deman joga LOL desde o beta mas nunca conseguiu um ranking muito alto no jogo em sí mas continua sendo extremamente importante com sua habilidade de narração e a incrível capacidade de deixar os outros narradores extremamente constrangidos.

Clique Aqui e Veja Jogadas que Deman Não pode Acreditar!

Deficio

 

A mais nova adição ao grupo oficial de narradores, Martin “Deficio” Lynge ,23 anos, é o antigo suporte da NIP e começou sua carreira de narrador no Spring Split da LCS EU 2014 em janeiro, tendo melhorado muito seu inglês desde sua primeira apresentação .Defício ganhou extrema popularidade na comunidade por sua amizade com o atual MidLaner da TSM ,Bjersgen, e a sua entrevista em que ele faz uma brincadeira com Bjergsen sobre sua falta de confiança de que o time que ambos jogavam, a Copenhagen Wolves, classificaria para a LCS .

Atualmente atua como comentarista na LCS EU e protagonizou recentemente o emocionante“They Gonna win, they gonna win “ (Eles vão ganhar )  enquanto pulava durante a narração, comemorando a vitória da Kabum no mundial, se virando e aplaudindo os jogadores da equipe brasileira.

 

 

QuickShot

Trevor “Quickshot” Henry , 27 anos, é natural da África do Sul, um analista da EU LCS e atua também como apresentador de diversos eventos.

Seu nick é derivado da época em que jogava diversos FPS e gostava de jogar com classes e armas  em que era necessário muitos reflexos e a capacidade de atirar rápido, por isso o nick “QuickShot (Tiro rápido )” e ele guarda uma paixão muito grande por Pokemon, sendo fã do blastoise.