Assim como os esportes convencionais, os eSports estão sempre em constante mudança. Com o passar do tempo, novos talentos vão aparecendo ao redor do planeta, e com o CS:GO não é diferente. O ano de 2018 apresentou alguns jovens prodígios ao mundo, além de ser a temporada onde alguns deles engrenaram de verdade no cenário, mas o que esperar desses jogadores em 2019?

Para responder essa pergunta, fizemos uma lista para você conhecer 6 jovens talentos do cenário de CS:GO mundial que tem tudo para fazer uma ótima temporada em 2019. As únicas regras na seleção foram a idade dos jogadores, que deveria ser menor do que 20 anos, e não colocar atletas já estabelecidos em grandes equipes como Twistzz da Team Liquid e ropz da mousesports.

Jere “sergej” Salo

Sergej atuando na DreamHack Winter 2018 (Foto: DreamHack)

O finlandês Jere “sergej” Salo, de apenas 16 anos, é considerado uma das maiores joias do cenário europeu. Sergej começou sua carreira profissional em 2015, e passou por algumas equipes finlandesas como SkitLite e HAVU Gaming antes de se juntar a ENCE eSports em abril de 2018, onde já conquistou títulos como a DreamHack Open Winter 2018, Assembly GameXpo 2018StarSeries & i-League Season 6, esse último onde ele levou o prêmio MVP de melhor jogador do torneio. Classificado para o Minor da Europa, que dará duas vagas para o IEM Katowice 2019, o jovem tentará liderar seu time para participar de seu primeiro Major, e tem tudo para fazer um 2019 brilhante. 

Ludvig “Brollan” Brolin

Brollan participando da IEM Chicago 2018 (Foto: Reprodução/HLTV)

Mais uma promessa europeia, Ludvig “Brollan” é um jogador sueco de 16 anos que atualmente joga pela Fnatic. Tendo começado sua carreira em 2017, rapidamente Brollan se destacou em times conhecidos do cenário como GODSENT e Red Reserve antes de ser adicionado ao quinteto da Fnatic, em outubro de 2018. Atuando com veteranos como Jesper “JW” Wecksell e Freddy “KRIMZ” Johansson, a equipe chegou ao Top 4 da IEM Chicago 2018 e recentemente conquistou a PLG Grand Slam 2018. Ao lado de uma equipe composta por atletas muito experientes, o jovem prodígio pode aprender bastante, e engrenar no cenário em 2019.

Kaike “kscerato” Cerato

kscerato em um evento organizado pela ESL (Foto: Felipe Guerra)

Representando o Brasil na lista, Kaike “kscerato” Cerato foi uma das maiores revelações do cenário nacional em 2018. O jogador de 19 anos é mais um que começou sua carreira profissional em 2017, tendo feito parte de equipes como ProGaming Esports Dai Dai Gaming até se juntar a FURIA Academy em janeiro de 2018. Com menos de um mês de equipe, kscerato se destacou tanto que foi movido para o time principal da FURIA, onde dominou as competições nacionais, vencendo diversos torneios como a ESL Brasil Premier League Season 5, as Ligas Profissionais Alienware Gamers Club de abril e maio e a GG.BET Ascenção. Em junho, a FURIA anunciou sua mudança para os Estados Unidos, e mesmo não obtendo os mesmos resultados que tinham no Brasil, kscerato continuou sendo o grande destaque do time. Não é à toa que o jovem talento foi fortemente especulado para ser o possível quinto jogador do MIBR, e kscerato tem tudo para continuar evoluindo em 2019. 

Mathieu “ZywOo” Herbaut

ZywOo na DreamHack Open Atlanta 2018 (Foto: Reprodução/DreamHack)

Mathieu “ZywOo” Herbaut é um jovem de 18 anos que já é considerado um dos melhores jogadores franceses do cenário. Sendo um atleta que rodou por vários times menores da França entre 2014 e 2018 como against All authority e WySix Team, ZywOo atualmente joga pela Team Vitality, que entrou no competitivo de CS:GO recentemente, onde já foi campeão e MVP da DreamHack Open Atlanta 2018. Atuando ao lado de jogadores que já venceram Majors como Dan “apEX” Madesclaire e Nathan “NBK-“ Schmitt, ZywOo deve aprender bastante, e fazer uma grande ano de 2019.

Ethan “nahtE” Arnold

nahtE participando da ESL One New York 2018 (Foto: Reprodução/HLTV)

O primeiro e único norte-americano da lista, Ethan “nahtE” Arnold de apenas 18 anos é um dos jogadores mais underrated do cenário. Jogando pela NRG desde janeiro de 2018, nahtE já conquistou troféus como a IEM Shangai 2018 e a cs_summit 3, além de ter chegado no Top 4 de grandes eventos como a ESL One New York 2018 e a ECS Season 5 Finals. Com toda a experiencia acumulado no seu primeiro ano pela organização, o jovem atleta pode ter 2019 como a temporada onde ele se tornará um dos melhores do cenário NA, tendo a possibilidade de vencer os principais torneios do competitivo de CS:GO.

Vinicius “v$m” Moreira

v$m atuando pela DETONA Gaming (Foto: Felipe Guerra)

Fechando a lista com outro brasileiro, Vinicius “v$m” Moreira foi mais um jovem jogador de 19 anos a engrenar de vez em 2018. Tendo ficado conhecido por suas excelentes atuações online, inclusive sendo acusado de ser cheater por muitos, v$m foi contratado pela DETONA Gaming em julho de 2018, e não sentiu a pressão de fazer parte de uma grande organização profissional, continuando com excelentes números tanto online quanto na LAN. Mostrando cada vez mais ser um dos melhores jogadores atuando no Brasil, ajudou a DETONA a conquistar recentemente a Alienware Liga Pro de Dezembro e a ESL Brasil Premier League Season 7. O jovem jogador tem tudo para fazer um ótimo 2019, e quem sabe, sonhar com algo fora do país.