Algumas equipes já se classificaram para o Campeonato Mundial de 2015, enquanto outras ainda lutam para chegar lá. Para você acompanhar essa longa jornada, vamos falar sobre a estrutura do torneio e dar um resumo do formato do Mundial 2015.  Entenda como os grupos serão formados, e como os times vão se cruzar na fase eliminatória.

Clique Aqui para ver os Times que já estão Classificados para o Mundial!

Formato do Mundial de 2015

Como confirmamos no nosso anúncio dos locais do Mundial, o Campeonato Mundial 2015 será composto de uma fase de grupos, quartas de final, semifinais e final.

O torneio é dividido em duas seções principais:

Fase de grupos

Por duas semanas, 16 equipes competirão em uma fase eliminatória de Melhor de 1. A Fase de Grupos terá quatro grupos com quatro equipes cada. Cada grupo terá um total de 12 partidas, além de possíveis desempates. Os grupos são preenchidos baseados no seeding de seus eventos regionais e determinados durante um Sorteio de Grupos ao vivo. Esse formato de Fase de Grupos é o mesmo que usamos em 2014.

Fase Eliminatória

Depois da Fase de Grupos, oito equipes avançarão para a Fase Eliminatória, e os confrontos passarão a ser em Melhores de 5.A Fase Eliminatória será composta das quartas de final, semifinais e Final.

Melhorias em 2015

No planejamento para o Mundial de 2015, implementamos algumas melhorias na estrutura geral do torneio. Para promover a transparência sobre como as equipes são selecionadas em grupos, vamos transmitir o Sorteio de Grupos ao vivo.

Não estávamos satisfeitos com o formato anterior, quando a colocação na fase de grupos determinava automaticamente os cruzamentos da Fase Eliminatória. Dessa forma, existia a possibilidade de equipes serem incentivadas a não vencer em determinado momento para conseguir um adversário “melhor” nas quartas. Assim, introduziremos elementos aleatórios. Agora, nas quartas de final será assim: quem terminar em primeiro lugar na fase de grupos enfrentará times que tiverem terminado em segundo lugar.

Compartilharemos mais detalhes sobre o Sorteio de Grupos em setembro, mas aqui estão mais detalhes sobre o que isso significa para o Mundial 2015.

Metodologia do Sorteio de Grupos

O Mundial 2015 vai começar com um Sorteio de Grupos, que ocorrerá como mostra a ilustração abaixo. Vamos distribuir as 16 equipes em quatro grupos distintos – A, B, C e D.

Serão 16 equipes, distribuídas em 4 grupos, sendo que equipes da mesma região não podem cair no mesmo grupo.

Tabela de Grupos

De maneira geral, a estrutura da Tabela dos Grupos do Mundial 2015 é quase idêntica à do Mundial 2014, com algumas mudanças em relação às regiões do International Wildcard (IWC). O Pote 1 contém os primeiras seeds da China, Europa, Coreia e América do Norte. O Pote 2 terá os segundos e terceiros lugares de China e Coreia, dois representantes da LMS e os segundos lugares da América do Norte e Europa. O Pote 3 será composto de terceiros lugares da América do Norte, Europa e dois vencedores do International Wildcard. Cada um dos quatro grupos terá uma equipe do Pote 1, duas equipes do Pote 2 e um do Pote 3.

Procedimento do Sorteio de Grupos

Clique Aqui para ver os Times que já estão Classificados para o Mundial!

 

Assim como no ano passado, existe uma regra principal para o Sorteio de Grupos do Mundial 2015 que é feita para maximizar a quantidade de embates multi-regionais:

  • Nenhum grupo terá mais de uma equipe por região

Durante o Sorteio de Grupos, equipes serão sorteadas até que um grupo seja fechado e que coloquemos uma equipe em cada grupo antes de sortear o próximo time. Contudo, se uma equipe for aleatoriamente sorteada e não puder ser colocada no primeiro grupo disponível, ela será automaticamente levada ao próximo grupo disponível.

Por exemplo, se uma equipe da LCK for aleatoriamente sorteada com a 9ª seleção geral, mas já existe uma equipe da LCK no Grupo A e B, essa equipe será automaticamente movida ao próximo grupo disponível (ex.: Grupo C).

Regras procedimentais serão aplicadas para prevenir sorteios inválidos, mas daremos os detalhes técnicos do Sorteio de Grupos antes que ele aconteça.

Determinando a Fase Eliminatória

Antes existia uma chave predefinida baseada em como os Grupos terminavam, mas este ano as equipes serão sorteadas com adversários aleatórios nas quartas de final. Fizemos essa mudança para incentivar os times a vencer seu grupo e focar em fazer seu melhor. A chave da Fase Eliminatória será sorteada ao vivo imediatamente após o último dia da Fase de Grupos.

Aqui estão duas regras principais sobre como iremos decidir a ordem das equipes das quartas de final na Fase Eliminatória para o Mundial 2015:

  • Os primeiros lugares dos grupos enfrentarão os segundos lugares
  • Duas equipes do mesmo grupo não podem ser colocadas na mesma metade da chave

A primeira regra é para recompensar equipes que terminarem melhor na Fase de Grupos, enquanto a segunda regra é para prevenir partidas repetidas da Fase de Grupos antes da Final.

Tabelas e Procedimentos da Fase Eliminatória

Com base nas regras, definiremos as chaves das quartas de final a partir de duas tabelas: os primeiros seeds dos Grupos (A1, B1, C1 e D1) e os segundos seeds dos Grupos (A2, B2, C2 e D2).

O Sorteio da Fase Eliminatória acontecerá da seguinte maneira:

Primeiro, todos os seeds número 1 serão aleatoriamente sorteados e colocados do topo ao inferior da chave.

Por exemplo, B1 foi aleatoriamente sorteado primeiro e colocado na primeira partida, então A1 foi aleatoriamente sorteado e colocado na segunda partida, e assim por diante.

Então, todas os segundos seeds são sorteados. Durante o sorteio dos segundos seeds, tenha em mente que dois seeds do mesmo grupo podem ocupar a mesma metade da chave. Contudo, se uma equipe for aleatoriamente sorteada e não puser ser colocada na primeira partida, ela será automaticamente levada ao próximo jogo disponível.

Depois da fase de grupos, um sorteio vai definir os cruzamentos das eliminatórias.

Temos um exemplo no gráfico acima: caso A2 seja aleatoriamente sorteado do grupo de segundo seed, ele deverá ocupar a primeira vaga válida (contra C1); caso C2 seja sorteado, ele irá até B1 porque essa seria a primeira vaga disponível, etc.

Depois das quartas de final, as partidas ocorrerão normalmente no fluxo da chave pelo resto da Fase Eliminatória.

Conclusão

Não vemos a hora de começar o Mundial 2015. Fiquem ligado em LoLeSports BR para descobrir quais equipes vão se classificar para o Campeonato Mundial de 2015, e não esqueça de acompanhar o Desafio Internacional nos dias 29 e 30 de agosto!

Clique Aqui para ver os Times que já estão Classificados para o Mundial!