The Legends Stage – segunda etapa da IEM Katowice –, terá início na próxima quarta-feira (20). Contando com 8 equipes classificadas pelo The Challengers Stage – etapa anterior -, e outras 8 já classificadas pela sua posição no último Major, a fase promete ser bem disputada.

Entre as maiores equipes estão a Astralis, Team LiquidNatus VincereFaZe Clan e os brasileiros do MIBR. Dos 16 times, metade avançará para os playoffs do torneio. A equipe do Mais Esports preparou um guia sobre cada equipe, contando com as performances mais recentes e a posição dela no último Major que disputou.

Astralis

xyp9x, dupreeh, gla1ve, device, Magisk

Começando pelo topo. Os dinamarqueses foram a melhor equipe do mundo disparada em 2018, tendo conquistado 10 títulos no ano. Um deles foi o FACEIT Major, disputado em setembro. Recentemente, a Astralis foi derrotada pela Team Liquid na final do primeiro torneio da equipe, a iBUYPOWER Masters, algo que não havia acontecido no ano anterior.

Team Liquid

nitr0, NAF, EliGE, Stewie2K, Twistzz

Como já dito, 2019 começou bem para os norte-americanos. Após mudanças no elenco, a equipe venceu os dinamarqueses, faturando o primeiro título do ano. A equipe também disputou o FACEIT Major, ainda com Epitácio “TACO” Melo no time. A Liquid ficou com a terceira colocação, ao perder na semifinal para a Astralis.

Natus Vincere

Edward, Zeus, flamie, s1mple, electronic

Entre as maiores equipes, os ucranianos disputam a posição de equipe mais dúbia. Recentemente, sofreram derrotas para times menores, sem tanta experiência. No entanto, Aleksandr “s1mple” Kostyliev – melhor jogador do mundo em 2018 -, continua tendo ótimas performances e pode levar sua equipe longe na Polônia. A última aparição em Major coroou a equipe com o segundo lugar.

FaZe Clan

AdreN, olofmeister, GuardiaN, NiKo, rain

A equipe europeia busca embalar uma boa fase. Com novidades na line-up, a FaZe disputará o Major após vencer o ELEAGUE Invitational. A grande esperança da equipe é Nikola “NiKo” Kovač, quem vem tendo boas atuações. Em 2018, a equipe caiu nas quartas de finais no ELEAGUE Major

MIBR

felps, FalleN, coldzera, fer, TACO

Sem ter jogado nenhuma partida em 2019, os brasileiros chegam em Katowice sendo uma grande interrogação. O elenco vencedor de títulos em 2017 pela SK Gaming, no entanto, não conquistou nenhum Major. Com Tarik “Tarik” Celik e Jackie “Stewie2K” Yip, o MIBR ficou com a quarta colocação no FACEIT Major.

NRG

daps, FugLy, Brehze, Ethan, CeRq

A sensação norte-americana chega confiante no Major. Atualmente quarta melhor equipe do mundo segundo a HLTV.org, a NRG avançou no torneio sem sofrer nenhuma derrota. Será a primeira vez da equipe em um Major.

BIG

gob b, tabseN, tiziaN, nex, XANTARES

Única representante alemã, a BIG pode surpreender. Com jogadores experientes no elenco, a equipe é conhecida por derrotar grandes equipes. Tendo disputado 3 Majors na sua história, caíram nas quartas de final em duas ocasiões, sendo uma dela o FACEIT Major, o que garantiu a classificação para a IEM Katowice.

Renegades

jks, AZR, jkaem, Gratisfaction, Liazz

Os australianos são, segundo analistas, a equipe que mais poderá crescer bastante em 2019. Com o AWPER Sean “Gratisfaction” Kaiwai fazendo boas partidas, a Renegades disputará seu primeiro Major desde 2015 e buscará ter uma participação histórica, vencendo grandes times e se garantindo entre o top 8 no torneio.

AZR comemora round ganho no Major Foto: ESL/Helena Kristian

ENCE

allu, Aerial, xseveN, Aleksib, sergej

Uma das equipes que mais vem despontando atualmente, os finlandeses têm realizado jogos sólidos e consistentes. Mesmo sem enfrentar grandes equipes na primeira etapa da IEM Katowice, são uma aposta para o The Legends Stage. Este é o primeiro Major da ENCE.

Cloud9

Equipe campeã do primeiro Major de 2018 – o ELEAGUE Major – tem realizado más atuações. Apostando no jovem talento Jordan “Zellsis” Montemurro, os norte-americanos parecem necessitar de tempo para se adaptarem, encaixarem o jogo e voltarem a realizar boas partidas. Mesmo campeões da ELEAGUE, a equipe caiu na fase de grupos no FACEIT Major.

Ninjas in Pyjamas

f0rest, GeT_RiGhT, dennis, Lekr0, REZ

Elenco repleto de jogadores experientes, mas que vem sofrendo recentemente. Com uma map pool defasada, os suecos avançaram no torneio com drama, tendo fracassado diante de times como Winstrike, além de perder mapas em séries MD3 para a ViCi Gaming Vega Squadron, ambas eliminadas. As últimas participações da equipe foram finalizadas na fase de grupos.

Vitality

ZyWOo, NBK, RpK, apEX, ALEX

Novidade no cenârio frances, a equipe joga para o menino de 18 anos Mathieu “ZyWOo” Herbaut. Com embates próximos contra times mais fracos, a Vitality pode, com muita dificuldade, trazer orgulho para os gauleses e avançar no Major. Será o primeiro grande torneio da equipe campeã da DreamHack Atlanta 2018.

HellRaisers

ANGE1, Hobbit, woxic, DeadFox, ISSAA

Com jogadores de diversas partes do globo, a organização conta com jogadores experientes, além da própria ser calejada em Majors, não tendo disputado nenhum somente em 2016. A melhor posição da equipe foi no FACEIT Major 2018, quando caíram nas quartas de finais, o que garantiu a classificação do time para Katowice.

Avangar

Equipe sem grande tradição no cenário, os cazaques tendem a sofrer durante a próxima etapa. Os cazaques avançaram com um placar de 3-1, com partidas disputadas e definidas nos detalhes. A melhor colocação da equipe em um torneio presencial foi a terceira posição na EPICENTER 2018, sem ter disputado um Major ainda.

G2 e-Sports

JaCkz, shox, kennyS, bodyy, Lucky

Classificação no drama e performances tenebrosas. Esse foi o The Challengers Stage para a G2. Equipe com jogadores experientes, ainda busca seu melhor estilo de jogo e, definitivamente, não chega em Katowice com a esperança de estar entre os 8 melhores times. Estar no top 16 já foi uma surpresa. Organização também experiente em Major, disputou os dois em 2018, caindo nas quartas de finais no primeiro e na fase de grupos no mais recente.

compLexity

n0thing, ShahZaM, dephh, stanislaw, Rickeh

Escalação repleta de jogadores que já chegaram a declarar aposentadoria, como Jordan “n0thing” Gilbert, a equipe é a pior colocada no ranking da HLTV entre as do Major nessa etapa. Ainda que a organização tenha alcançado as quartas de finais no FACEIT Major, as mudanças no elenco resultaram em um time fraco e que tem sido derrotado por outras escalações de nível fraco.

Conheça os primeiros confrontos da etapa, que serão realizados na próxima quarta-feira (20).