Olá, galera ! Aconteceram algumas mudanças na jungle nesse patch 5.9 e uma tentiva de nerfar os top laners que utilizam-se do Cinderhulk para ter vantagem. Esses próximos comentários se focaram nas mudanças que causaram impacto direto na jungle e nós caçadores da selva.Não abordaremos sobre todas as mudanças do novo patch, para lista completa da atualização Clique Aqui.

Esse artigo é uma tradução de um dos artigos da Gold per 10 

Fortificação no Dragão

ATAQUES POR SEGUNDO 0, 45 0,5
DANO BASE 75 100
PELA CLAREZA O % de dano sobre a Vida atual permanece inalterado, caso estivessem preocupados.
 
Impacto : Dragão tem sido um pouco fácil demais ultimamente e vários jungler’s  não estão problemas em solar-lo.A Riot decidiu aumentar o seu dano o ligeiramente com a intenção de evitar dragões muito cedo no jogo. Isso não deve fazer muita diferença quando a partida estiver encaminhando para o mid e o late game, mas dragões no early serão bem mais perigosos. Certos jungler’s como Nunu e Fiddlesticks, não devem se preocupar com dragões no início do game. 

Mudanças nos Itens

Encantamento: Titã Ardente

NOVO : Agora causa +100% de dano adicional a monstros
REMOVIDO : CONTROLE DE FOGO : O passivo Imolar do Titã Ardente não mais aumenta o dano enquanto em combate
DANO BASE 16 (+1 por nível de campeão) de Dano Mágico, escalando até 24 (+1,5 por nível de campeão) de Dano Mágico 15 (+0,6 por nível de campeão) de Dano Mágico
Impacto : Este item se tornou tão forte que depois de um bom tempo a Riot decidiu nerfa-lo. Um nerf que não irá tornar o item inviável.
O dano dele não será mais tão escalável e o dano base também está menor. Além disso, eles adicionaram um aumento no dano causado em monstros para ajudar os junglers à limpar a jungle. O bônus de vida ainda está intacto.
Esse nerf foi focado para acabar com o meta de Smite na Top Lane. 
Não será um nerf massivo para os Junglers tanks.

Sabre de Batalha

REMOVIDO: Não reduz mais quando o dano recebido for true damage.
ALTERADO: Tempo de duração diminuído para 4 segundos de 6

Impacto: Outro nerf que teve o foco na Top Lane. Vários top laners estavam comprando o sabre de batalha junto com o titã ardente. A Riot nunca foi uma fã de laners pegando itens da jungle e etc. Isso ajudará no balanceamento dos itens da jungle também, agora que os outros itens estarão mais viáveis e o sabre de batalha continua como uma ótima escolha.

Mudança nos Campeões

Xin Zhao

  • R – Agora aplica um Stun nos alvos lançados de 0,75 segundos.

Impacto: Esse é um Buff interessante no Xin Zhao mas não é nada incrível. Eu creio que essas mudanças não deixarão ele como um Top Jungler. Ele continua como o Xin Zhao de sempre. É divertido de jogar com ele porém, ele é um campeão de All In que uma vez que vai ele não volta mais.

Olaf

  • R – Agora garante 50/60/70% de velocidade de movimento por 1 segundo quando em direção a inimigos.

Impacto: Esse Buff é bem estranho. Não terá uma mudança grande, mas ajudará ele em alguns momentos. Os ADC continuaram dando out scale em cima do OLAF no Late Game.

Trundle

  • E – Slow aumentado para 30/35/40/45/50% de 25/30/35/40/45%.
  • Distância do Knock Back aumentado para 225 de 150

Impacto: O pilar do Trundle está bem mais forte. O aumento no Knock Back e o aumento no Slow foram ótimos Buffs e trundle é ótimo para jogar contra o meta de tanks.

Nocturne

  • E – Dano aumentado par a80/120/160/200/260 de 50/100/150/200/250

Impacto: Esse é um Buff pequeno para o Nocturne não mudará muita coisa.

Hecarim

  • Q – Agora causa o dano Total nos monstros
  • Custo de mana aumentado para 32/34/36/38/40 de 20/23/26/29/32

Impacto: Hecarim tomou um buff e um nerf. O nerf foi focado para acabar com a sua dominância na Top Lane. Ele vai conseguir limpar a jungle mais fácil agora porém, terá problemas de mana pool.

Conclusões Finais

Não teremos tantas mudanças na Jungle em si. Todos os nerfs foram mais voltados para a Top Laner do que para a propria Jungle.

O meta de Smite no Top deve desaparecer assim como uma caída na popularidade do Hecarim.
Os buffs no Trundle, Nocturne, Olaf e Xin Zhao não serão suficientes para deixá-los como top picks porém já demonstra uma iniciativa da Riot em balancear mais a Jungle.