Foi apresentada na última quinta-feira (25) em coletiva de imprensa realizada na arena do CNB e-Sports Clube em São Paulo (SP), a Associação Brasileira de Clubes de eSports (ABCDE). A associação que tem como objetivo consolidar o profissionalismo da classe tem como presidente, Lucas Almeida, um dos sócios da INTZ e Adalberto Vides da paiN Gaming como vice.

A ABCDE é uma associação sem fins lucrativos e tem como fundadores os clubes: Big Gods, CNB eSports, INTZ eSports, KaBuM! eSports, Keyd Stars, Operation Kino, paiN Gaming e Red Canids – além do Remo Brave, como o primeiro filiado aspirante. A associação tem como missão fomenter o progresso do segmento e representar os interesses dos associados em pontos como:

Fortalecimento do relacionamento e profissionalismo dos clubes; participações em eventos presenciais com competição; participações em ligas e campeonatos online; negociação de patrocínios globais, que sirvam para todos ou mais de três clubes de uma modalidade; direitos de imagem para canais de transmissão, entre outros.

Para o presidente da ABCDE, Lucas Almeida, com o lançamento da ABCDE, agora o foco é contar com ainda mais clubes e ajudá-los a crescer de maneira profissional e sustentável. Isso porque para se filiar à ABCDE é obrigatório que os interessados apresentem a as Certidões Negativas de Débitos (CNDs) Federal, Estadual, de FGTS e Trabalhista.