A fase regular da primeira temporada da LCK 2018 chega ao fim neste domingo (25) e ainda temos duas vagas disponíveis para os playoffs da competição. Enquanto a KING-ZONE DragonX, Afreeca Freecs e KT Rolster já estão garantidas na próxima fase da competição, as finalistas mundiais SK Telecom T1 e KSV (antiga Samsung Galaxy) e também a Rox Tigers ainda brigam pelas última vagas. Confira os cenários que podem ocorrer e o que cada uma das três equipes precisa para a classificação:

Critérios de desempate e tabela da LCK

O primeiro critério de desempate da LCK é o número de derrotas, ou seja, em caso de empate nos “pontos”, a equipe com menos derrotas se sobressai. No segundo critério de desempate é usado o confronto direto, como as equipes se enfrentam duas vezes na fase regular a equipe que tiver ganho os dois confrontos se sobressai. Caso ainda continuarem empatadas é usado o terceiro critério que é uma MD1 (melhor de 1) entre as equipes.

Confira como está a tabela da LCK 2018 até o momento:

# Equipes Séries Jogos
1 King-Zone DragonX 15-2 31-6
2 Afreeca Freecs 13-4 28-11
3 KT Rolster 12-5 26-15
4 KSV 9-8 21-20
5 Rox Tigers 9-8 21-21
6 SK Telecom T1 8-9 21-22
7 Jin Air Green Wings 6-11 17-24
8 bbQ Olivers 6-12 17-27
9 MVP 6-12 13-27
10 Kongdoo Monsters 2-15 28-30

Cenários possíveis

Agora é hora de analisar todos os resultados possíveis nos confrontos das três equipes que ainda estão na luta das duas vagas nos playoffs da LCK.

 

KSV 2-0   KING-ZONE DragonX
Rox Tigers Jin Air Green Wings
SK Telecom T1 Kongdoo Monsters

Caso vença por 2-0, a KSV garante o quarto lugar na tabela da LCK independente do resultado das outras equipes.

KSV 2-1 KING-ZONE DragonX
Rox Tigers 2-0 Jin Air Green Wings
SK Telecom T1 0-2 ou 1-2 Kongdoo Monsters

Caso a KSV vença por 2-1, a Rox Tigers vença por 2-0 e a SKt perca por qualquer resultado, a tabela termina com a Rox em quarto lugar e a atual campeã mundial na quinta colocação. Isso acontece porque no critério de confronto direto, a Rox acumula duas derrotas em cima da KSV. Em caso de derrota a SKT fica de fora independente de outros resultados.

KSV 1-2 ou 0-2 KING-ZONE DragonX
Rox Tigers 0-2 ou 1-2  Jin Air Green Wings
SK Telecom T1 2-0 Kongdoo Monsters

Caso a KSV perca, a Rox Tigers vença por qualquer resultado e a SKT vença por 2-0 (especificamente por 2-0), a KSV fica fora dos playoffs enquanto que a Rox passa em quarto lugar e a SKT em quinto lugar. Isso acontece porque tanto a KSV quanto a SKT ficariam com 22 derrotas, porém no segundo critério de desempate (confronto direto) Faker e companhia levariam vantagem por terem ganho as duas séries da KSV.

KSV 1-2 ou 0-2 KING-ZONE DragonX
Rox Tigers 0-2 ou 1-2  Jin Air Green Wings
SK Telecom T1 2-0 Kongdoo Monsters

Caso a KSV e a Rox Tigers percam por qualquer resultado e a SKT ganhe por 2-0, a tabela termina com SKT na quarta colocação, KSV na quinta colocação e Rox Tigers fora dos playoffs. Isso aconteceria porque a SKT teria vantagem no critério de confronto direto sobre a KSV, que por sua vez teria a vantagem de uma derrota a menos que a Rox Tigers.

KSV 1-2 ou 0-2 KING-ZONE DragonX
Rox Tigers 0-2 ou 1-2  Jin Air Green Wings
SK Telecom T1 2-1 Kongdoo Monsters

Caso a vitória da SKT seja por 2-1 e KSV e Rox percam por qualquer resultado, a KSV mantém a quarta posição por ter uma derrota a menos que a SKT, que fica com a quinta vaga pelo critério de confronto direto contra a Rox Tigers.

KSV 1-2  KING-ZONE DragonX
Rox Tigers 0-2  Jin Air Green Wings
SK Telecom T1 0-2 ou 1-2 Kongdoo Monsters

Caso a KSV perca por 2-1 e a Rox Tigers perca por 2-0 e a SKT perca por qualquer placar, a tabela não se altera.

KSV 0-2  KING-ZONE DragonX
Rox Tigers 1-2  Jin Air Green Wings
SK Telecom T1 0-2 ou 1-2 Kongdoo Monsters

Caso a KSV perca por 2-0, a Rox Tigers perca por 2-1 e a SKT perca por qualquer resultado, a Rox termina na quarta colocação e a KSV na quinta colocação, pois a Rox a vantagem do confronto direto. A derrota para a SKT a elimina dos playoffs independente de outros resultados.

KSV 0-2 ou 1-2 KING-ZONE DragonX
Rox Tigers 2-0 ou 2-1  Jin Air Green Wings
SK Telecom T1 2-1  Kongdoo Monsters

Se a KSV perder por qualquer placar, a Rox ganhar por qualquer placar e a SKT ganhar por 2-1, a Rox termina na quarta colocação e a KSV na quinta colocação, eliminando as esperanças da SKT de chegar aos playoffs.

Apenas a SKT depende da combinação de vitória e resultados dos adversários para conseguir a classificação, porém na teoria a KSV tem o caminho mais difícil para conseguir a vaga, já que além de não estar em uma boa fase, terá que jogar contra a atual líder da competição. Em contrapartida a Rox Tigers joga contra a Jin Air, que ocupa a sétima colocação, enquanto que a SKT joga contra a Kongdoo que é a atual lanterna da competição, o que torna o caminho das equipes um pouco mais fácil.

Ainda sim a última rodada da primeira temporada da LCK 2018 pode trazer varias surpresas para os telespectadores, então não deixe de assistir! Você pode acompanhar a cobertura completa da competição aqui no Mais e-Sports.