Mais uma rodada do CBLoL 2019 se aproxima e já é possível ter uma ideia dos times que devem se manter no topo da tabela como KaBuM, Flamengo e Redemption. Da terceira posição para baixo, a briga segue bastante acirrada especialmente entre Pain, INTZ e Uppercut, que contam com quatro vitórias e quatro derrotas até o presente momento. 

Semanas atrás eu já havia destacado algumas das mudanças e o fortalecimento da KaBuM como o time que tem performado melhor no campeonato, ao passo que o Rubro Negro segue num ritmo excelente após o retorno de Luci. Por sua vez, a Redemption, que já soma cinco vitórias, continua sendo uma das equipes mais fortes, ainda que venha mostrando algumas fragilidades, como as que ocasionaram a derrota para a Uppercut no último fim de semana. 

Essas fragilidades ainda estão muito relacionadas à falhas de execução em jogadas e alguns problemas em tomadas de decisão dentro de jogo. Bem no início da partida contra a Uppercut, por exemplo, a Redemption planeja um dive na bot lane que demora muito para acontecer. Eles não conseguem travar tanto a Sona quanto o Pyke e os adversários respondem instantaneamente com teleporte e conseguem três abates.

Jockster
Foto: Riot Games

Outro problema é que enquanto essa jogada acontece e tanto Anyyy como Fitz vão para o bot, Krastymel morre numa troca contra Hy0g4, o que torna as coisas um pouco piores nesse momento, já que a LeBlanc não consegue punir a saída do mid laner adversário, que ainda saiu com um abate. Com isso a Redemption não consegue abrir uma vantagem inicial tão grande, mesmo com uma Vayne com duas kills. 

A partir desse ponto é interessante (e até intuitivo) que Zuao se transfere pro mid/top side, para tentar criar uma jogada e tentar derrubar o Arauto ou mesmo aproveitar da janela em que os solo laners inimigos estão sem teleporte. Isso se complica porque a rota inferior de Whitelotus e Jockster perde um pouco do ritmo e da pressão quando o atirador toma um engage enquanto Tahm Kench colocava uma sentinela no rio. 

Esse fato cria muitos problemas porque coloca a Sona de volta pro jogo e a todo o setup de visão no rio se inverte, com a Uppercut conquistando os dois primeiros dragões. Com isso os Cangurus vão aumentando seu poder pouco a pouco, o que é até vantajoso porque draftaram scaling. Esses e outros pequenos vacilos o jogo trava e o time de POA e a composição com a Sona começa a se pagar. 

Duds KaBuM
Foto: Riot Games

Apesar de ter gostado de como a Uppercut trabalhou em cima do erro adversário e soube aproveitar bem de sua condição de vitória, eu vi muitos erros da Redemption nessa partida em especial, que seriam ainda mais severamente punidos caso eles estivessem contra o Flamengo ou a própria KaBuM. Mesmo que contra os Intrépidos alguns desses erros tenham sido corrigidos, não vejo a RDP a frente das outras duas equipes acima e acredito que eles devem perder para os Ninjas na próxima rodada. 

Dentro da KaBuM eu acredito que todas as rotas tenham seus pontos altos, especialmente na transição early-mid game, enquanto que a Redemption segue com problemas exatamente nesse ponto. Tanto Wizer quanto Dynquedo tem uma característica mais “autônoma” como solo laners, assim como a própria bot lane de Duds e Ceos. Em contrapartida, vejo a RDP um pouco mais dependente de jogadas coletivas e do papel de Zuao como uma espécie de catalisador, movimentando e acelerando as jogadas. 

Para mim esse com certeza será o confronto da semana. Quem deve vencer?