A Riot Games anunciou hoje as mudanças no formato do CBLOL 2018. A competição irá ter séries MD3 e não mais MD2 entre os times.

MD3 no CBLOL

“Ao adicionarmos o peso de um jogo final com impossibilidade de empate, esperamos mudar a mentalidade com que os jogadores e equipes encaram a série,” explica a Riot Games em sua publicação oficial.

Perder uma partida, não significa perder pontos na tabela e por isso, os times poderão ser mais “abusados” durante alguns jogos da competição.

Formato Escalada

A mudança de MD2 para MD3 não foi a única anunciada pela Riot Games. Agora, os playoffs terão o formato de Escalada, (Gauntlet, como é conhecida em ligas internacionais).

O formato é adotado pela LCK, onde a equipe que ficar em primeiro lugar na fase de grupos já está classificada para a grande final.

Série de Promoção e Rebaixamento

O time com pior campanha (oitavo lugar) continuará sendo rebaixado automaticamente. Porém, agora teremos também uma escalada na série de promoção.

A série que começa a Escalada (quarto contra quinto) também inicia a nova Série de Promoção. O perdedor do confronto enfrenta o sexto lugar. Quem falhar, pega o sétimo. O derrotado desta última série encara o vice-campeão do Desafiante pela última vaga na Etapa seguinte do CBLoL, e esta série (que era a antiga Série de Promoção) se chamará Série de Acesso