Com pouco tempo de lançamento e um boom de jogadores adeptos, o Overwatch está prestes a realizar o seu primeiro grande campeonato. Responsável pela criação do Campeonato Internacional de Overwatch, a ESL, empresa especializada em competições de jogos eletrônicos, já está realizando as eliminatórias para escolher os oitos times que irão se enfrentar no palco da ESL na Gamescom 2016, maior feira de jogos da Europa que será realizada nos dias 20 e 21 de agosto na cidade de Colônia, Alemanha.

O torneio vai reunir os oito melhores times, sendo quatro da América do Norte e quatro da Europa. Para selecionar as equipes que irão competir, a ESL está realizando um torneio qualificatório. A primeira fase já terminou e contou com mais de 70 times inscritos, tendo as equipes  EnVyUs OW e Luminosity Gaming garantindo vaga para a final qualificatória. A segunda etapa já está acontecendo e as próximas fases estão marcadas para os dias 20 e 27 de julho. A final da qualificatória para decidir os times que viajarão será realizada no dia 03 de agosto.

O primeiro Campeonato Internacional de Overwatch contará com 100 mil dólares em premiação. Algumas equipes brasileiras se inscreveram para participar do torneio, porém, até o momento, nenhuma conseguiu uma vaga para a final da qualificatória.

Além de ser a primeira competição internacional de Overwatch, o campeonato servirá como termômetro para saber se o jogo será agradável de assistir como e-sport, já que como forma de diversão o game vem sendo um sucesso entre os jogadores.