Até então única equipe invicta, o Flamengo Esports sofreu sua primeira derrota na quarta semana do Campeonato Brasileiro de League of Legends, nesse domingo (03). O baque veio contra a KaBuM! E-Sports, equipe que está na penúltima colocação do torneio.

O atirador rubro-negro Felipe “brTT” Gonçalves e o topo Leonardo “Robo” Souza conversaram com a imprensa após a partida. Confira:

O que essa primeira derrota no CBLoL significa para o Flamengo?

Robo: Bom, eu particularmente não esperava essa derrota. Eu estava bem confiante para terminar 21-0, mas infelizmente estamos cometendo muitos erros no draft, por motivos que só a gente sabe, então precisamos melhorar nisso e ter mais variedade nos nossos estilos de jogos, que fica mais fácil de jogar se a pessoa não souber o que vamos fazer. É basicamente isso, eles conseguiram pegar tudo o que queriam, sendo alguns deles campeões que nós não esperávamos, e acabaram ganhando.

Quais os motivos para o pick do Jarvan IV para a top lane?

Robo: Nós queríamos um engage no top, e Ornn não era bom na situação por conta do Yasuo, e preferimos o Jarvan. Ele é considerado pouco tank, mas faz essa função também, então acho que ele não é tão carry assim. Eu fiquei mais forte por conta dos erros do Zantins, que me deu bastante kill.

Vocês acreditam que a derrota foi causada por que a KaBuM! evoluiu como time ou por que eles souberam abusar dos erros de draft do Flamengo?

brTT: Os dois, né? Não vou falar que eles não evoluíram, porque eles estavam apresentando um jogo bem abaixo da média. Nós cometemos muitos erros nos drafts, mas mesmo assim conseguiríamos ganhar se executássemos tudo perfeitamente. Dentro do jogo, nós erramos com uma composição early game e com a comp deles, eles souberam aproveitar e vencer a partida, mas com certeza evoluirão bastante.

Robo: Acho que foi mais por conta de draft, principalmente na partida contra a CNB, porque tínhamos as 3 lanes que perdiam e um jungler no blind que eles podiam abusar, e souberam aproveitar mais do que imaginamos, então, contra a CNB foi totalmente erro no draft mas soubemos segurar a partida e vencemos. Contra a KaBuM!, eu não gostei tanto do draft, mas acho que ele não foi o problema real. Nós jogamos pior essa semana e temos muito para melhorar.

Você ainda busca inspiração em algum jogador? 

brTT: Acho que não, já passei dessa fase. No começo, buscava motivação nos jogadores, mas atualmente eu só busco vencer o MSI, o Mundial, algum campeonato relativo e trazer um orgulho para os brasileiros e para os torcedores do Flamengo.

Quais os principais benefícios da game office?

brTT: É bom sempre separar o trabalho da vida particular, então, acho que se você passa um dia de estresse, treinando desde às 10h até às 20h, você pode ter tido um dia de treino ruim, com brigas no time, e precisar dormir ao lado do jogador com quem você teve essa discussão, não dá tempo de relaxar. Poder ficar com a sua mulher, ou seja quem for, em casa, dar um reset na cabeça, é algo muito necessário. Para mim funcionou, não tem como dizer que funcionará para todos, mas essa é minha opinião e eu sempre irei defendê-la.

Como anda a situação do problema de lag nos servidores?

brTT: Pelo que estou vendo, não parece que vai melhorar tão cedo. Sempre que eu falo que está travando ou coisa do tipo, a resposta da Riot é que o fps “não está descendo para baixo de 100, então não está travando”. Eu sou um jogador que joga há muito tempo, então se eu estou dizendo que está travando, é porque está ou eu sou maluco. A resposta deles sempre é assim, então, parece que não vai mudar tão cedo.

Vocês acreditam que o Flamengo é o melhor time para representar o Brasil internacionalmente, mesmo após a derrota de hoje?

Robo: Acho que sim. Nós ficamos 7-0 no primeiro turno, mostramos que temos potencial. É melhor deslizarmos agora do que nos playoffs, porque dá para consertar melhor os nossos erros, então, temos total confiança de que poderemos ser campeões e representar bem o Brasil internacionalmente.

Tirando você, quem é o melhor atirador do campeonato atualmente?

brTT: Acho que a botlane da Uppercut e da Redemption são bem fortes. O Duds e o Alternative vêm jogando muito bens, acho que é isso.

Você tem um recado para a torcida do Flamengo?

brTT: Só agradecer a nação, que está sempre em peso em todos os jogos, e não importa a derrota, alguma hora ela viria e é só questão da gente saber lidar com ela com a melhor maneira possível, e com isso nós vamos melhorar. Quando chegarmos no playoffs, que é onde importa, vamos ser campeões, então podem ficar tranquilos.

Robo: Queria agradecer também à nação, eles estão me abraçando muito bem, estou me sentindo em casa já, então muito obrigado a todo mundo que torceu, e nós vamos treinar muito mais, principalmente depois dessa derrota, tem muito campeonato ainda e com certeza vamos levar esse campeonato para vocês.