O grupo chinês Banana Culture — dirigido por Wang Sicong, fundador da organização Invictus Gaming e filho do Wang Jianlin, homem mais rico da China — e a Blizzard Entertainment anunciaram na última sexta-feira a Overwatch Premier Series (OWPS), marcada para o dia 16 de março.

A Overwatch Premier Series será formada por quatro eventos: Spring Season Tournament, Summer Season Tournament, Grand Final, e APAC Premier. As duas primeiras temporadas resultarão nos participantes da Grand Final e, após isso, os quatro melhores times avançarão para a APAC Premier, que contará com 12 times, incluindo convidados dos servidores norte-americano, sul coreano, europeu e asia-pacífico.

A prize pool total do OWPS é de US$600,000 (4 milhões de yuan chinês), se tornando assim o evento com maior premiação do Overwatch até o momento.

Em comunicado, o gerente e vice presidente de operações da Blizzard chinesa, Zheng Hongsheng, compartilhou estar feliz com a parceria.

“Estamos felizes em trabalhar com a Banana Culture para trazer as competições profissionais de Overwatch para dentro da China. Mal podemos esperar para ver mais times crescerem da Overwatch Premier Series. Acredito que os jogadores e viewers também estão animados com isso”.

O torneio

Serão 10 equipes na temporada de primavera. Os top oito times se qualificarão para as playoffs enquanto os outros 2 se enfrentarão para evitar a relegation. Os top quatro times dos playoffs da Temporada de Primavera avançarão para a próxima temporada.

A Temporada de Verão contará com 12 times onde, assim como na Temporada de Primavera, os top oito avançarão para os playoffs enquanto os dois últimos tentarão evitar a relegation.

A Grande Final da Overwatch Premiere Series contará com os oito melhores times do ano baseado em um sistema de circuito de pontos que mostrará os resultados de ambas temporadas. Os top quatro times do evento receberão convites para a APAC Premier 2017.

APAC Premier 2016

Na edição da APAC do ano passado, a equipe europeia Rogue marcou 4 a 1 no placar contra a sul coreana Lunatic-Hai e levou US$192,000 para casa.

Apesar de 8 times chineses terem se qualificado, apenas um chegou às semifinais. Com melhor infraestrutura, apoio e prize pool dadas pela nova edição do evento, as chances da China no APAC aumentaram consideravelmente.