Não sei se vocês já repararam mas o meta do League of Legends nunca esteve tão maluco e os ADCs sumiram da bot lane! Na primeira semana do CBLOL, os picks já demonstraram um pouco de toda a confusão que está rolando atualmente.

Em vários jogos temos campeões diferentes no lugar dos ADCs… Yasuo, Vlad, Mordekaiser, IreliaJarvan… até um Ornn apareceu nas mãos de Sarkis, ADC da IDM Gaming.

E por causa disso, muitos pediram para que o Mais e-Sports falasse sobre o real motivo de ter rolado essas mudanças tão malucas!

As mudanças do Patch

Estamos no patch 8.11, o patch em que a Riot trouxe os nerfs nos ADCs e várias mudanças nos itens dos ADCs.

Já falamos sobre essas mudanças aqui antes, mas bem, os ADCs foram. TODOS OS ADCS. Todos eles tiveram seu AD Base diminuído, Armadura diminuída e HP Regen diminuído.

Ou seja, eles estão mais frágeis devido a falta de armadura e ao mesmo tempo com um regen menor. A ideia era tirar o poder dos ADCs e como eles impactavam em todo o mapa do LOL.

Fora isso, tivemos as mudanças nos itens dos ADCs. Os itens de Crítico como Gume do Inifinito e os itens de Zelo foram MUITO nerfados.

Antigamente, uma Caitlyn com o Gume + um Zelo já conseguia causar um estrago. Hoje, ela precisa de muito mais para conseguir ter um impacto igual antes.

O nerf na Agilidade dos Pés também foi algo que pesou para vários ADCs. A runa trazia um sustain ótimo para eles durante a fase de rotas e passava uma tranquilidade para você crescer e garantir seu primeiro power spike.

Outro detalhe importante é que Kai’Sa e Ezreal eram os ADCs mais fortes do jogo. Os dois não haviam recebido nerfs em nenhum de seus itens. Fora isso, o Ezreal usa Cleptomancia e a Kai’Sa utiliza Pressionar o Ataque. Ou seja, eles não tiveram nerfs nem nas runas que eles utilizaram e nem mesmo nos itens. Os dois ficaram no topo!

Enquanto o Yasuo estava sofrendo muito com as mudanças do patch.

A Riot rapidamente reparou que não estava legal essa situação e realizou um hotfix. A atualização de emergência nerfou os 2 ADs e buffou o Yasuo… e bem, ai foi quando tudo começou.

Clique aqui para saber mais das mudanças deste Hotfix

Chegada do Yasuo na bot lane

O nosso Samurai começou a aparecer na bot lane em alguns casos na soloQ Coreana. Na verdade, ele começou a aparecer mais no bot do que no mid ou no top. O Yasuo no Bot já apareceu nas mãos do Matsukaze em 2015 no CBLOL mas era um pick raríssimo nos dias de hoje. Ele simplesmente começou a aparecer com uma frequência gigantesca.

Com isso, outros picks também voltaram como o Mordekaiser no bot. A Irelia, que vem sendo um pick forte do mid, foi outro campeão que também se encaixou bem no bot.

E com isso, vários campeões diferentes começaram a ser testados pelos profissionais de todo o mundo.

Porque os ADCs sumiram da bot lane?

Com o nerf nos ADCs, a maioria dos picks demoram muito para conseguir ter uma relevância no jogo. A Irelia com 1 item vai conseguir realizar um estrago gigantesco enquanto o AD vai precisar de 2 e em vários casos 3 itens.

Entre os 15 aos 25 minutos por exemplo, a maioria desses lutadores que estão aparecendo no bot são extremamente mais eficazes que um ADC. Eles tem uma pressão muito maior.

Fora que em alguns casos, eles conseguem ter uma rota boa mesmo contra um ADC com certo alcance no bot. Como falamos, os ADs estão com um regen mais baixo e menos armadura no início da partida. Eles estão mais frágeis.

Uma Irelia vai causar muito dano no AD adversário na rota caso ela consiga chegar nele. Isso coloca o AD adversário em uma situação constante de risco.

Mesmo com mais alcance, o inimigo tem uma pressão de abate em cima do atirador e ele irá de fato estar mais forte e mais impactante que você durante a janela do mid game.

Atualmente, temos 3 ADCs que estão aparecendo com mais frequência: Kai’SaEzreal (mesmo com o HotFix) e também o Lucian (que se beneficiou com o buff na Espada do Rei e a nova Colhedora de Essências).

O que os profissionais estão utilizando?

Vamos lá, com isso, várias combinações na bot lane começaram a aparecer. Yasuo e Alistar foram uma das primeiras e o Deft vem frequentemente respondendo com Volibear + Braum.

Mordekaiser, Vlad, Irelia também vem aparecendo frequentemente. Já vi Wukong, Zoe e tudo que você possa imaginar sendo testado e utilizado no bot. Os jogadores estão pensando em estratégias novas e em como counterar as estratégias adversárias.

O peso disso em um Draft

Se uma Irelia aparece nas primeiras rotações, o time adversário antigamente já iria imaginar. Bem, é uma Irelia mid… Talvez… uma Irelia top.

Hoje ela pode ser “flexada” para 3 rotas diferentes. A mesma coisa para outros picks como Vlad, Volibear e Camille. É simplesmente bizarro, após o time inimigo ter selecionado 3 campeões, você simplesmente não consegue imaginar onde cada um deles irá!

O Meta de Powerfarm na Jungle

Para finalizar, temos que relembrar sobre o meta de Powerfarm na jungle. Composições como Yi + Taric, Karthus + Nunu e até mesmo… Graves + Braum, vem aparecendo com cada vez mais frequência!